domingo, 23 de outubro de 2011

Português

A gramática – Considerações iniciais

“E uma disciplina , didática por excelência , que tem por finalidade codificar o ‘uso idiomático’, dele induzindo , por classificação e sistematização , as normas que, em determinada época , representam o ideal da expressão correta”.
                                                                                                    (Rocha Lima)

Dois tipos :

*Normativa: que busca ditar, ou prescrever, as regras gramaticais de uma língua, posicionando as suas prescrições como a única forma correta de realização da língua, categorizando as outras formas possíveis como erradas.                  
                                                                                       
*descritiva: é o estudo do mecanismo pelo qual uma dada língua funciona, num dado momento, como meio de comunicação entre os seus falantes, e da análise da estrutura, ou configuração formal, que nesse momento a caracteriza.[1] A gramática descritiva propõe-se a descrever as regras da língua falada, as quais independem do que a gramática normativa prescreve como "correto"
A gramática descritiva está ligada a uma determinada comunidade lingüística e reúne as formas gramaticais aceitas por estas comunidades. Como a língua sofre mudanças, frequentemente muito do que é prescrito na gramática normativa já não é mais usado pelos falantes de uma língua. A gramática descritiva não tem o objetivo de apontar erros, mas sim identificar todas as formas de expressão existentes e verificar quando e por quem são produzidas.

Partes da Gramática

1)       Fonética : a Fonética trata dos sons da fala. Embora muitos autores tratem Fonética e Fonologia como áreas de estudos distintas, não é fácil traçar a linha divisória que separa essas duas áreas do conhecimento. Em virtude disso,  em nosso trabalho vamos considerar Fonética e Fonologia como uma área única, preservando o nome Fonética por ser mais disseminado entre os estudiosos. A Fonética pode ser subdividida em três áreas distintas: articulatória, acústica e auditiva.Exemplo: vogais, consoantes e semivogais.
2)       Morfologia: a palavra e o morfema e uma das questões centrais no estudo da Morfologia é decidir se a abordagem será pela perspectiva do morfema ou se a partir da palavra. A Gramática Tradicional fez opção clara pela abordagem a partir da perspectiva da palavra, tanto que a morfologia tradicional é centrada no estudo das classes de palavras. 
3)       Sintaxe: é o estudo das regras que regem a construção de frasesnas línguas naturais. A sintaxe é a parte da gramática que estuda a disposição das palavras na frase e das frases no discurso, incluindo a sua relação lógica, entre as múltiplas combinações possíveis para transmitir um significado completo e compreensível. À inobservância das regras de sintaxe chama-sesolecismo.
      A sintaxe é importante pois a unidade falada é a oração, não a palavra ou o som. Em         termos práticos, o falanta fala e o ouvinte ouve orações
4) Morfossintaxe: "Morfo" é forma, ou seja, a forma das palavras.
Dentro da morfologia estão verbos, adjetivos, artigos, pronomes, advérbios...
"Sintaxe" mexe com o outro lado do português.
São os sujeitos, predicados, adjuntos adnomiais, objetos direto e indireto,etc...
morfossintaxe junta os dois.
Então você terá que classificar uma palavra morfologicamente, e a mesma palavra, sintaticamente!

5)Semântica:
Sinonímia
É a relação que se estabelece entre duas palavras ou mais que apresentam significados iguais ou semelhantes - SINÔNIMOS.
Ex.: Cômico - engraçado
Débil - fraco, frágil
Distante - afastado, remoto
Antonímia
É a relação que se estabelece entre duas palavras ou mais que apresentam significados diferentes, contrários - ANTÔNIMOS.
Ex.: Economizar - gastar
Bem - mal
Bom - ruim
Homonímia
É a relação entre duas ou mais palavras que, apesar de possuírem significados diferentes, possuem a mesma estrutura fonológica - HOMÔNIMOS.

FONÉTICA / FONOLOGIA

São encontros vocálicos e consonantais
São seqüências de sons vocálicos _ vogais e / ou semivogais ocorrem em muitas palavras da língua portuguesa .
Classificam-se em :

1)       Ditongo_ “ Vogal e semivogal pronunciadas numa só silaba “

Exemplo: C a i / Mar i o
           
               V SV     
                           SV V

O ditongo pode ser:

A)    Crescente (SV+V)
Ex.: quadro , trégua, msieria, gávea ...
B)     Decrescente (V+SV)
Ex.:flauta , caixa, fortuito, sótão ,pônei ...
C)    Oral( o ar sai todo pela boca )
      Ex.: enfeite , chapéu ...
D)    nasal( o ar sai parcialmente pelas fossas nasais )
      Ex.: comunhão, mãe, esperam ,vem ...

2)      Tritongo_” Vogal entre duas semivogais pronunciadas numa só silaba “
 (SV+V+SV)

Ex.: u-ru-guai, a-ve-ri-guei, en
                  
                  

Nenhum comentário:

Postar um comentário